Como escolher a escola bilíngue
Por Giuliano Agmont
Para a pedagoga Selma de Assis Mouro, é preciso adotar quatro critérios principais na hora da avaliar uma escola bilíngue:
1) O segundo idioma deve ser utilizado como meio de acesso ao conhecimento e não como objeto de estudo. Ou seja, a criança tem de usar a língua como ferramenta para ter as primeiras noções de matemática, artes e demais áreas. Vale a pena pedir um currículo por escrito da escola para avaliar como os idiomas entram no dia-a-dia do aluno.
2) É preciso tempo para que a criança desenvolva fluência em outra língua. Isso significa que ela deve ser submetida ao segundo idioma pelo menos de três a quatro horas por dia. Em alguns casos, a escola pode até oferecer apenas o segundo idioma, uma vez que o primeiro a criança tem em casa.
3) Além de bilíngues e com boa fluência nos dois idiomas, os professores têm de ter graduação em pedagogia ou letras. Dominar um assunto não significa estar capacitado a ensinar.
4) As instalações da escola precisam ser adequadas para uma criança pequena. O ambiente tem de ser claro, limpo, ventilado, seguro e estimulante. Livros, brinquedos e materiais variados devem estar disponíveis para os alunos. Deve haver locais apropriados para ouvir e contar histórias, brincar, fazer arte, correr, pular, dormir, comer, lavar-se, trocar-se e assim por diante.
Para a pedagoga Selma de Assis Mouro, é preciso adotar quatro critérios principais na hora da avaliar uma escola bilíngue:
1) O segundo idioma deve ser utilizado como meio de acesso ao conhecimento e não como objeto de estudo. Ou seja, a criança tem de usar a língua como ferramenta para ter as primeiras noções de matemática, artes e demais áreas. Vale a pena pedir um currículo por escrito da escola para avaliar como os idiomas entram no dia-a-dia do aluno.
2) É preciso tempo para que a criança desenvolva fluência em outra língua. Isso significa que ela deve ser submetida ao segundo idioma pelo menos de três a quatro horas por dia. Em alguns casos, a escola pode até oferecer apenas o segundo idioma, uma vez que o primeiro a criança tem em casa.
3) Além de bilíngues e com boa fluência nos dois idiomas, os professores têm de ter graduação em pedagogia ou letras. Dominar um assunto não significa estar capacitado a ensinar.
4) As instalações da escola precisam ser adequadas para uma criança pequena. O ambiente tem de ser claro, limpo, ventilado, seguro e estimulante. Livros, brinquedos e materiais variados devem estar disponíveis para os alunos. Deve haver locais apropriados para ouvir e contar histórias, brincar, fazer arte, correr, pular, dormir, comer, lavar-se, trocar-se e assim por diante.
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